Doenças Gastroenterológicas

Hepatites – Informações Importantes

  1. hepatiteA Hepatite A é normalmente uma infecção benigna, transmitida pela ingestão de água e alimentos contaminados que pode apresentar-se sob a forma ictérica (olhos amarelados, urina escura, fezes brancas) ou anictérica (semelhante a uma gripe comum). O período de maior infectividade é na fase pré-ictérica (antes dos olhos ficarem amarelados), antes, portanto de se suspeitar da doença. A Hepatite A cura espontaneamente em mais de 99% dos casos não havendo relato de formas crônicas. Em cerca de 1% dos casos pode evoluir para uma forma grave chamada de hepatite fulminante.
  2. 2. A Hepatite B é normalmente adquirida por via sexual ou por contato com sangue ou secreções contaminadas através de agulhas e seringas compartilhadas, tatuagens e piercings. A doença cura espontaneamente em cerca de 95% dos casos, mas pode evoluir para formas crônicas em 5% dos casos quando se faz necessário, em casos selecionados, o tratamento com medicamentos. É uma infecção que pode ser facilmente prevenida através da vacina existente nos postos de saúde e clínicas de vacinação.
  3. A Hepatite C caracteriza-se por ser uma forma de doença diagnosticada, na maioria das vezes, na fase crônica, pois quase sempre é assintomática. Indivíduos que já tomaram sangue no passado, usuários de drogas ilícitas, em tratamento com hemodiálise e que já fizeram tatuagens ou colocaram piercings devem ser investigados, pois apresentam risco maior de terem contraído o vírus. Existe tratamento medicamentoso efetivo para a doença, mas, infelizmente, ainda não há vacina disponível.

Progastro Centro

Rua Senador Alencar, Nº 377, Fortaleza, Ceará - CEP: 60.130-001
Administração - (85) 3457-8084 

Telefone

Marcação de Consultas
(85) 3201-0000

Marcação de Exames
(85) 3201-0000

Whatsapp
(85) 3457-8085

 

Horário de Funcionamento

De Segunda a Sexta
07h00 às 17h00
Sábado
07h00 às 12h00

Fale Conosco

Através do Fale Conosco você poderá enviar sugestões, elogios, dúvidas dentre outras opções. Fale Conosco!

ir aldeota