Procedimentos

pHmetria Esofágica Prolongada

phmetria esofagica 1Para que serve?

É um exame destinado a avaliar a presença de conteúdo ácido dentro do esôfago além de correlacionar este fato com os sintomas referidos durante um período prolongado (+/- 24h). É importante ferramenta no diagnóstico da doença do refluxo gastro-esofágico ou faringo-laringeo, na avaliação pré-operatória da cirurgia do refluxo e também na investigação da dor torácica não-cardíaca.

Como é feito?

Posicionando-se uma fina sonda através de uma das narinas no esôfago distal (posição que deve ser determinada através de manometria esofágica prévia ou no mesmo dia do exame). A sonda é conectada a um pequeno aparelho portátil que será fixado ao paciente, onde será gravado o exame. O paciente retornará á clínica no dia seguinte para retirar a sonda. Durante todo o período o paciente deverá preencher um diário com informações essenciais à avaliação.

Cuidados para a realização do exame:

Jejum de 6h para sólidos e 4h para líquidos Suspender uma semana antes os seguintes medicamentos: omeprazol, lansoprazol, pantoprazol, rabeprazol, esomeprazol e anti-ácidos (exceto se recomendação médica contrária) Suspender 48h antes: metoclopramida, bromoprida, domperidona

Observações importantes:

No caso de realização da manometria no mesmo dia da pHmetria, observar as orientações específicas da manometria.

Apresentar exames prévios.

Comparecer no dia do exame com camisa de botões na parte da frente para facilitar a fixação do eletrodo e posicionamento do aparelho.

Progastro Centro

Rua Senador Alencar, Nº 377, Fortaleza, Ceará - CEP: 60.130-001
Administração - (85) 3457-8084 

Telefone

Marcação de Consultas
(85) 3201-0000

Marcação de Exames
(85) 3201-0000

Whatsapp
(85) 3457-8085

 

Horário de Funcionamento

De Segunda a Sexta
07h00 às 17h00
Sábado
07h00 às 12h00

Fale Conosco

Através do Fale Conosco você poderá enviar sugestões, elogios, dúvidas dentre outras opções. Fale Conosco!

ir aldeota